Header Ads

Guia Fácil: Qual a melhor bike para as mulheres?

Escolher qual bicicleta comprar nem sempre é uma atividade muito fácil, pensando nisso, criamos esse guia para te ajudar a decidir qual bike feminina é melhor para o seu estilo e objetivo.


Pedalar proporciona vários benefícios, para o seu corpo, mente, bolso e também para o meio ambiente. Usar a bicicleta como meio de transporte diário ou aos finais de semana, vai te ajudar a ter uma vida mais saudável de uma forma simples, econômica e divertida. É um excelente exercício aeróbico, para fortalecer as pernas e estimular o sistema cardiorrespiratório.

Mas qual a melhor bicicleta feminina?

A resposta desta pergunta vai depender de diversos fatores, pois não existe a melhor bike e sim aquela que melhor se adapta ao seu estilo e objetivo. Vamos primeiro entender mais sobre as bicicletas femininas.


Não faz muito tempo que as grandes empresas de bicicletas começaram a produzir modelos especiais para o público feminino, no entanto, hoje em dia já conseguimos encontrar diversas opções no mercado. Quando falamos em bicicletas femininas não estamos falando em bike "cor de rosa" ou com "florzinhas", mais que isso, são bicicletas preparadas e montadas com componentes que melhor se adéquam ao perfil das mulheres.


O corpo feminino tem alguns aspectos diferentes em relação ao masculino, como menor comprimento dos braços, ombros e pernas, quadris maiores e mãos menores, isso de modo geral. Desta forma, as bicicletas femininas precisão não só de um quadro com geometria diferenciada, mas também dos demais componentes da bike. Uma bicicleta projetada para as mulheres irá proporcionar melhor conforto e segurança na hora de pedalar, além de evitar possíveis lesões por posturas inadequadas.


Antes de continuarmos, é importante que você saiba qual o modelo ideal de bicicleta para o seu estilo e objetivo. Confira nesse outro post os diferentes tipos de bicicletas.


Depois de esclarecido a importância da bicicleta feminina e os tipos / modelos, vamos agora entender quais as principais diferenças e características, para te ajudar a fazer a melhor escolha na hora de comprar.


Quais as principais características da bicicleta feminina?


Uma das mais aparentes que sempre lembramos, é da altura do tubo superior, que normalmente são mais baixos para facilitar na hora de descer do selim. Mas além disso existem outras características relevantes que vamos listar abaixo.


Quadro

Ainda falando sobre a geometria e ergonomia, outro fator indispensável é o tamanho do quadro. Neste outro post explicamos como saber qual o tamanho de quadro ideal para você. Algumas marcas já possuem quadros desenhados para cada perfil, já que existem diferenças de estatura e proporção do corpo entre eles.


Guidão

Os ombros femininos costumam ser mais estreitos que os masculinos, por isso o guidão também deve ser mais curto. Um guidão muito largo pode ocasionar dores, pois a ciclista tende a ficar em uma posição incorreta. Algumas bicicletas femininas já vêm com guidão de largura menor, mas também existe a possibilidade de serrar alguns centímetros de ambos os lados para acertar essa medida.


Manoplas e Manetes

Assim como os ombros, as mãos femininas também costumam ser menores que as dos homens. Portanto, as manoplas e manetes devem ter um diâmetro menor e mais curto, para facilitar a posição das mãos e a pegada, garantindo melhor segurança e conforto. É possível encontrar a venda manetes mais curtos ou que possam ser ajustados, para que fiquem mais próximos do guidão.


Selim

As mulheres têm os ísquios (osso que apoiamos o corpo quando sentamos) mais abertos, com isso é indicado a utilização de selins mais largos, com a área de contato maior. Existem vários modelos largos e específicos para mulheres disponíveis para venda. Caso você adquira ou tenha uma bike com bancos menores, você pode fazer a troca para garantir mais conforto no seu passeio.


Aros / rodas

O tamanho do aro é sempre uma dúvida para vários ciclistas, mas esse fator vai depender muito do seu estilo de pedalar e objetivo. Listamos abaixo algumas informações para esclarecer sobre as diferenças de cada aro e suas principais características.


Aro 20”: menores, ocupam menos espaço, por isso mais utilizados em bicicletas dobráveis.
Aro 26”: mais comuns em bicicletas urbanas e mountain bikes, são mais ágeis, leves e rápidas nos arranques, menos indicadas para percursos mais difíceis e longos.
Aro 27,5”: pode ser utilizada em qualquer tipo de terreno, perfeitas para trilhas mais técnicas, são ágeis, rápidas e de fácil aceleração.
Aro 29”: indicada para percursos longos e de maior velocidade, seu tamanho maior facilita na hora de superar os obstáculos, são rápidas, confortáveis e com melhor tração.
Aro 700: mais comum nas bicicletas de estrada, speed e triathlon, ou em alguns modelos urbanos retros e fixas, são perfeitas para longa distância e velocidade.


Suspensão

De modo geral as mulheres costumam ter o tronco mais leves que os homens, por isso o peso sobre a suspensão será menor. É indicado então fazer um ajuste, para que o acionamento seja feito mesmo com menos peso, deixando o amortecimento dos impactos melhor.


Só porque a bicicleta é menor e mais baixa, não quer dizer que seja adequada para o público feminino. O que deve ser levado em consideração, são as suas características e componentes como já citados acima. Esses aspectos e alguns ajustes é que vão garantir uma bike mais correta e confortável.


Então na hora de decidir qual bicicleta feminina comprar, não deixe de verificar e perguntar sobre suas especificações, para isso você pode contar com a gente, teremos o maior prazer em poder te ajudar. Caso ainda tenha alguma dúvida deixe seu comentário ou entre em contato.


Conheça a Bike Soul SL227F, criada especialmente para o público feminino. Entre no site da Astrotek e confira mais informações.

E claro quando for pedalar não esqueça dos itens de se segurança. Confira nesse outro post os 10 Acessórios mais importantes para o ciclista.

Nenhum comentário