Header Ads

Guia fácil: 7 Dicas para você andar de bicicleta




Aos já praticantes e amantes desse esporte ou para os que estão iniciando no mundo do pedal, é importante que tomem alguns cuidados quando estiverem pedalando. Por isso, separamos algumas dicas de como deixar seu pedal mais agradável, seguro e prazeroso.
A cada dia novas pessoas estão se juntando ao grupo dos ciclistas, seja por lazer ou locomoção diária. Não é novidade que essa atividade traz inúmeros benefícios não só para quem a pratica mas para toda a sociedade, principalmente por melhorar a saúde do ciclista e por ser um meio de transporte sustentável e econômico. Então se por um acaso você ainda não tem uma bike, chegou a hora de pensar em comprar uma.
Para garantir que esse esporte seja 100% agradável, seguro e prazeroso, é importante que algumas atitudes sejam tomadas. Confira abaixo as que julgamos mais relevantes.


Segurança em primeiro lugar

Parece chato, mas não tem como deixar de falar sobre esse assunto. Os equipamentos de segurança são indispensáveis, e não tem outra forma de se proteger sem eles. O capacete sem dúvidas é o principal equipamento de segurança, assim como é recomendado o uso de luvas e óculos.
Você também deve estar sempre visível seja durante o dia ou noite, por isso é indicado o uso de sinalizadores, como os refletores e peças de iluminação (farol e lanterna). Outro item que pode ajudar na visibilidade do ciclista, é usar roupas claras e chamativas.


Ajustar a Bicicleta

Um dos principais ajustes a ser feito antes de subir na bike é a altura do selim, pois caso ele esteja posicionado abaixo do indicado o desgaste muscular e das articulações será maior, já se ele estiver acima da altura ideal pode ocasionar em extensões dos ligamentos. 

Neste outro post explicamos como encontrar a altura ideal do selim.

Preparar a bike

Claro que antes de sair pedalar, é aconselhado que você faça uma breve revisão em alguns itens, para que não tenha nenhuma surpresa ou contra-tempo durante o passeio. Você deve sempre conferir se os freios estão funcionando, se os acessórios estão bem posicionados e se os pneus estão calibrados.


Encontrar a Posição Correta

Nada adianta praticar um esporte se não da forma correta, além de não trazer todos os benefícios possíveis, você ainda corre o risco de acabar se lesionando. Então encontre a melhor posição para você na sua bike, ou até mesmo, repense se a sua bike está de acordo com o seu estilo e tamanho.
Já comentamos sobre a importância da regulagem da altura do selim, esse ajuste vai garantir que você evite algumas lesões e melhore o seu desempenho.
Para ter mais conforto na hora de pedalar, suas costas devem estar retas, já para um pedal mais eficiente, os ciclistas costumam inclinar o tórax para baixo para reduzir o atrito com o ar, porém essa posição é menos confortável e exige maior flexão da lombar e da cervical. É indicado também que o ciclista iniciante comece a pedalar por períodos menores, e aos poucos, depois de já melhor adaptado a bike comece a pedalar por distâncias maiores.


Decidir o destino

Antes de sair por aí pedalando, você deve definir qual o destino e qual o caminho vai pegar para chegar até lá, deve levar em consideração a dificuldade e distância, para avaliar se você e sua bike estão preparados. Quando estiver decidindo aonde ir, você pode escolher qual a rota, podendo optar por uma mais fácil ou uma mais desafiadora. E analise quais cuidados deve tomar contra possíveis imprevistos pelo trajeto.


Pedalar com amigos

Uma ótima experiência é poder pedalar em grupo, a atividade fica mais agradável e divertida. Encontre pessoas que tenham os mesmos objetivos, assim um sempre vai estimular o outro a sair pedalar. Pedalar em grupo também é uma ótima forma de socializar, pois possibilita a troca de experiências e dicas, não só sobre bike, mas também sobre interesses em comum.


Vestir roupas adequadas

Seu pedal vai ficar mais agradável se você estiver usando a roupa correta, o indicado é vestir roupas mais leves e frescas, como shorts e camiseta. As roupas especiais para ciclista são uma ótima opção e vão fazer toda a diferença da hora que você for pedalar. Lembre de usar cores claras e chamativas, para ajudar na visibilidade.

Seguindo essas dicas seu pedal vai ser mais confortável, agradável e seguro. Desejamos que esse esporte possa ser o mais benéfico e prazeroso para todos, e que cada vez mais pessoas possam se juntar a nós ciclistas.

Nenhum comentário