Header Ads

Guia Fácil: 10 Acessórios indispensáveis para todos os ciclistas



Se locomover de bike dentro da cidade é uma opção econômica, ecológica e saudável. Por esses motivos, a utilização da bicicleta como meio de transporte diário ou como lazer vem se tornando cada vez mais comum.


Para tornar essa atividade mais agradável, segura e responsável é necessário a utilização de alguns itens. Esses acessórios não podem faltar enquanto estiver pedalando, eles vão ajudar a prevenir contra possíveis imprevistos. Alguns itens são mais comuns, como o capacete, sinalizadores e luvas, mas existem vários outros que também são indispensáveis.


Listamos abaixo os 10 acessórios para andar de bicicleta, fundamentais para qualquer ciclista:



O capacete sem dúvidas é o acessório mais importante para a segurança do ciclista, seja para percursos curtos ou longos. Essencial para a proteção, ele tem a função de absorver o impacto, diminuindo assim o risco de lesão na cabeça, caso ocorra uma queda ou acidente.
Existe uma grande diversidade de modelos e valores, mas alguns aspectos proporcionam mais segurança e conforto, como um bom material (EPS), sistemas de ajustes, espumas internas e furos para ventilação. É fundamental que o tamanho do capacete seja adequado e bem ajustado para garantir sua eficiência.


As luzes de bicicletas são itens super necessários para a segurança, elas aumentam a visibilidade da sua bike para as outras pessoas e principalmente para os motoristas. Os sinalizadores, faróis e lanternas são ótimas alternativas, e devem ser usados tanto durante o dia quanto a noite. Utilize sempre a luz branca na frente e vermelha atrás, facilitando assim que os veículos saibam em qual direção está indo.
Além de indicar a presença do ciclista, o farol dianteiro também tem a finalidade de iluminar o caminho a ser percorrido, evitando surpresas com obstáculos indesejados.


Campainha

A campainha nem sempre é um acessório comum entre os ciclistas, mas é excelente para sinalizar e alertar a sua presença, seja para pedestre, outros ciclistas ou motoristas. O ideal é que seu acionamento seja fácil e bem posicionado (no guidão e próximo ao polegar) e que o som seja alto suficiente para garantir a atenção quando necessária.


As luvas não são tão essenciais como o capacete, mas é um item muito útil. Sua finalidades é proteger as mãos do atrito constante com a manopla, tornando assim mais confortável, mas também para evitar ferimentos nas mãos em possíveis quedas. Nos dias frios as luvas fechadas são uma ótima opção para garantir que os dedos não sofram com a temperatura baixa.


Especialmente para percursos mais longos, o kit de reparação são excelentes para prevenir qualquer problema com a bike durante o pedal. Mas nada vai adiantar o kit, se o ciclista não souber fazer os reparos básicos, por isso é interessante entender um pouco como realizá los. O kit pode ser composto por um canivete de ferramentas para bicicleta, uma câmara de ar extra, itens de reparo para pneu e uma mini bomba de ar.


A bomba de ar vai permitir que os pneus sejam calibrados sempre que necessário, sem depender de um local específico. O ideal é optar pelas mini bombas de ar, são mais compactas e fáceis de carregar e fixar na bike.


Bolsa de selim

O acessório perfeito para carregar o kit reparo, alimentos ou qualquer outro item pequeno. Seu formato encaixa de forma que não atrapalha na hora de pedalar e garante um espaço extra.


Se hidratar durante o percurso é fundamental, seja ele curto ou longo. As caramanholas (garrafas) e mochilas de hidratação são indicadas para o ciclista se manter hidratado enquanto estiver pedalando. Para carregar a caramanhola prefira o suporte de garrafa leve, resistente e fácil de usar.


Os ciclocomputadores são uma boa opção para os ciclistas que desejam acompanhar seu desempenho em tempo real. Os velocímetros para bicicleta como também são conhecidos tem funções como mostrar a velocidade, tempo do percurso, distância percorrida entre outras informações.


Todas as bicicletas já possuem um selim, mas para garantir um melhor conforto e ergonomia na hora de pedalar, um bom selim vai fazer toda a diferença. O selim adequado para você vai ajudar a evitar possíveis dores e lesões.


Claro que existem vários outros acessórios para ciclismo, mas listamos aqui os principais e mais comuns. Cabe agora a cada ciclista determinar o que é mais necessários para o seu tipo de pedal, mas sugerimos sempre começar adquirindo os itens de segurança.

Com essas informações agora você já sabe quais acessórios deve usar para pedalar com segurança e conforto. Aproveite para acessar o site da Astrotek Sports, lá você encontra uma grande variedade de acessórios para ciclismo.

Nenhum comentário