Header Ads

Guia Fácil: Conheça os principais tipos de bicicletas



Andar de bicicleta é uma atividade que proporciona inúmeros benefícios, como já falamos no post anterior, mas para tornar esse exercício ainda mais agradável é importante que todo ciclista utilize a bicicleta mais apropriada para o seu estilo de pedalar.

Existem diversos tipos de bicicletas, seja para usar como meio de transporte, lazer ou para competir. Para descobrir qual o modelo de bicicleta ideal para você, é necessário identificar qual o seu estilo e como pretende utilizá-la.

Essas são algumas questões que podem te ajudar a descobrir qual bicicleta você se adapta melhor.
  • Você prefere pedalar em trilhas cheias de obstáculos com pedras, grama e lama?
  • Ou pedalar o mais rápido e longe possível sobre o asfalto?
  • Vai usar a bicicleta aos finais de semana para passeios em parques?
  • Ou para ir trabalhar todos os dias?


Agora com um direcionamento do seu estilo fica mais fácil decidir. Listamos abaixo alguns dos principais modelos de bicicletas, para você encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades.

Tipos de modalidades de bicicletas

Bicicleta Urbana


Bicicletas para pedalar dentro da cidade, criadas para rodar nas ruas, calçadas, ciclovias e parques. Preparadas para esse ambiente, com pneus finos e lisos para melhorar a aderência, selim mais macios e também costumam acompanhar faróis, para-lamas e bagageiros de fabrica.
As principais características são o conforto e a estabilidade, devido a sua geometria, que coloca o ciclista em uma posição mais alta. As bicicletas urbanas são ideais para quem pretende fazer passeios pela cidade no final de semana mas também para quem pretende usar no dia a dia.

Bicicleta Dobrável



A bicicleta dobrável foi desenvolvida para ser usar na cidade, assim como as urbanas, mas com o tamanho e peso reduzido, o que ajuda na hora de ser transportada e armazenada.
Como seu principal diferencial é poder ser dobrada, possibilita ser carregada facilmente dentro do carro ou nos meios de transporte, como metrô, ônibus e barcas. Além disso ela ocupa pouco espaço na hora de colocar dentro de casa ou até mesmo para guardar no trabalho.
Essas bikes são práticas, ágeis e confortáveis, ideias para uso urbano casual ou diário.

Bicicleta Mountain Bike


As bicicletas preparadas para pedalar em terrenos irregulares são as mais populares no Brasil. As MTBs são preparadas para suportar qualquer tipo de superfície e condição, como estradas de cascalho, trilhas de terra ou lama.
Essas bikes possuem sistema de amortecimento, como suspensão dianteira ou full suspension para amortecer os impactos e vibrações durante o percurso acidentado. Seus pneus são mais largos e com cravos, para permitir maior aderência nos diversos tipos de solo. Para poder suportar os impactos, algumas de suas peças são mais resistentes, como quadro, aros e guidões, além de geralmente possuírem até 27 marchas, para facilitar a subida em morros.
Indicada para os ciclistas mais aventureiros que não tem problema em se sujar de lama, que gostam de pedalar sobre superfícies acidentadas em qualquer condição.


Bicicleta Speed


A bicicleta de estrada foi desenvolvida para os amantes de velocidade sobre duas rodas. Projetada para alta velocidade, com quadro super leve e selim elevado, deixa o tronco do ciclista em uma posição inclinada para baixo, reduzindo o atrito com o ar e melhorando a aerodinâmica. Seus pneus finos com alta pressão especialmente para uso no asfalto, reduz a área de contato e atrito com o solo aumentando o desempenho.
A road bike como também é conhecida, é bastante utilizada para pedalar longas distâncias e em competições profissionais.

Bicicleta Elétrica


A e-bike surgiu para tornar o hábito de pedalar ainda mais fácil, comum e acessível. Criada com a finalidade de auxiliar o ciclista em momentos de mais dificuldade durante a pedalada, a bike elétrica se tornou uma excelente opção de mobilidade urbana.
A bicicleta possui motor elétrico alimentado por uma bateria recarregável com autonomia média de 30 a 40 km, que ajuda a diminuir o esforço necessário enquanto está pedalando em uma reta ou principalmente em uma subida.
A bicicleta elétrica é perfeita para circular pela cidade, pois possibilita percorrer com mais facilidade uma distância maior do que utilizando uma bicicleta comum, além de transformar o transporte diário em uma atividade saudável e econômica.


Apresentamos neste post os 5 principais tipos de bicicletas, claro que além desses existem as derivações e outros modelos menos comuns que abordaremos em um próximo post. Agora é só escolher a bike que mais corresponde a sua necessidade, objetivo e estilo, para começar a pedalar.


Ficou interessado em algum modelo? No site da Astrotek Sports você encontra todos com ótimo preço e qualidade, além de acessórios, peças e suportes para as bikes.

Leia também nosso post sobre os 10 benefícios de andar de bicicleta.

Nenhum comentário