Header Ads

Guia fácil: Como escolher a bicicleta ideal para você



Já falamos sobre os benefícios de pedalar e também sobre os principais tipos de bicicletas, agora vamos te ajudar a identificar qual o melhor modelo e característica de bicicleta para você.

Qual o modelo de bicicleta devo comprar?

Essa é uma dúvida constante para as pessoas que estão iniciando neste esporte, ou até mesmo, os que já pedalam mas ainda não encontraram o modelo de bike ideal. Para conseguir a resposta dessa pergunta, é necessário que você entenda melhor sobre os diferentes modelos e componentes. Por isso vamos apresentar algumas informações e métodos para identificar qual a bicicleta ideal para você.


Existem inúmeras marcas, modelos e estilos de bicicletas, o que acaba dificultando essa decisão, mas a boa notícia, é que para cada estilo de ciclista vai haver uma bike apropriada. Então antes de tudo, você deve identificar qual a finalidade da bicicleta, tipo de uso e frequência, por esse motivo montamos algumas etapas e dicas para ajudá-lo a decidir.


1 - Intenção

É importante saber onde pretende pedalar, qual o local e finalidade, para que a bike possa te proporcionar um melhor desempenho e transformar o pedal em um momento mais prazeroso. Confira alguns exemplos de uso e seus modelos de bicicletas correspondentes.

Exemplo de uso
Exemplo de modelo de bicicleta
Como lazer
Urbana, retro e dobrável
Como meio de transporte
Urbana, dobrável e elétrica
Para trilhas em estradas de terra
Mountain bikes
Percursos longos ou em alta velocidade
Bicicletas de estrada e speeds


Isso não quer dizer que você não possa pedalar com outro modelo de bicicleta em diferentes locais e modalidades. Por exemplo, você pode ter uma mountain bike e sair pedalar por parques ou como uso urbano para ir trabalhar, mas é claro que com um modelo dobrável, será mais difícil ou quase impossível pedalar em uma trilha na terra. Desta forma alguns modelos podem ser usados de forma mais abrangente e outros mais restritos e limitados.


2 - Frequência e objetivo

O objetivo e frequência de uso vão determinar qual deve ser a qualidade da bicicleta e seus componentes. Por isso, deve ser levado em consideração quantas vezes por semana pretende pedalar e de que forma, por lazer ou competição. Essas informações vão ajudar a definir algumas características da bicicleta, veja os exemplos de uso:

Você vai pedalar
Ex. de característica da bike
Nos finais de semana em terrenos regulares
Quadros em aço e poucas marchas
Diariamente como meio de transporte
Quadro confortável e mais marchas
Algumas vezes por semana em trilhas
Quadro reforçado com suspensão
Longos percursos em estrada de asfalto
Quadro leve e boa aerodinámica
Ou em competições e Triathlon
Bicicletas especiais de alta qualidade


Essas são algumas ideias para serem usadas como direcionamento e não como regras. Esses fatores vão afetar diretamente a qualidade e valor da bicicleta, como por exemplo, uma bicicleta mais simples para passeio terá um preço menor que uma bike preparada para competição.


É importante lembrar que uma bike muito barata geralmente é composta por componentes de baixa qualidade, o que pode acabar desestimulando o uso da bicicleta. Por isso tome cuidado na hora de comprar e lembre, uma bike de melhor qualidade vai durar mais e terá menos manutenção.


3 - Caracteristicas

É interessante prestar atenção não só no modelo mas também nas suas características, pois assim como em um tênis, independente se é para corrida ou passeio você tem que saber qual o tamanho certo, com a bicicleta é a mesma coisa. Você deve saber não só qual o tamanho de quadro ideal para a sua altura, mas também sobre as outras peças. Veja abaixo algumas características das bicicletas:


Quadro
  • Aço: mais pesado, comum em bicicletas de passeio.
  • Alumínio: mais leve, para bicicletas de treino, urbanas ou que precisam de maior resistência a impactos, são mais fortes e não enferrujam.
  • Carbono: super leve, melhor desempenho e resistência, geralmente para as bikes profissionais ou de competição (speed, triathlon, mtb, etc).
Suspensão
  • Molas: para pedalar por percursos mais planos.
  • Óleo: absorve mais os impactos em pisos irregulares.
  • Ar: mais leves, proporcionam melhor absorção dos impactos de qualquer intensidade e tipo de terreno.
  • Ar com trava: permite ajustar a suspensão para diferentes tipos de solo, por exemplo, travar quando estiver no asfalto ou soltar quando em solo acidentado.

Rodas

  • Aro 20”: menores, ocupam menos espaço, por isso mais utilizados em bicicletas dobráveis.
  • Aro 26”: mais comuns em bicicletas urbanas, femininas ou mountain bikes, são mais ágeis, leves e rápidas nos arranques, menos indicadas para percursos mais difíceis e longos.
  • Aro 27,5”: pode ser utilizada em qualquer tipo de terreno, perfeitas para trilhas mais técnicas, são ágeis, rápidas e de fácil aceleração.
  • Aro 29”: indicada para percursos longos e de maior velocidade, seu tamanho maior facilita na hora de superar os obstáculos, são rápidas, confortáveis e com melhor tração.
  • Aro 700: mais comum nas bicicletas de estrada, speed e triathlon, ou em alguns modelos urbanos retros e fixas, são perfeitas para longa distância e velocidade.
Freios
  • V-Brake: são mais utilizados em bicicletas urbanas e speeds, não são muito eficientes na chuva ou lama.
  • Discos: melhor desempenho, são mais eficazes em qualquer situação, bastante comum em mountain bikes.


4 - Dicas

  • O tamanho do quadro e sua geometria devem sempre ser levados em consideração;
  • Sempre avalie comprar uma bicicleta de melhor qualidade, pois ela terá uma vida útil maior e com menos custo de manutenção.
  • Pesquise e compare sobre as características e especificações das peças e componentes das bikes.
  • Se ainda estiver em dúvida de qual o modelo, faça um teste, pedale com a bike que te interessa de um amigo ou familiar.
  • É importante também pedalar utilizando os equipamentos e acessório corretos (capacete, luvas, squeeze, etc), para garantir um pedal mais seguro e agradável.


Gostou das dicas? Continue acompanhando nossos post nas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato, teremos o maior prazer em poder te ajudar.




Não deixe de conferir nossos outros posts sobre
10 MOTIVOS PARA VOCÊ ANDAR DE BICICLETA



Nenhum comentário