Header Ads

Guia fácil: Qual a altura do selim ideal para você

Como ajustar a altura ideal do selim para a minha altura?



Acertar a altura ideal do selim da bike pode causar dúvidas aos ciclistas e esse simples fator pode resultar em inúmeras consequências.

Quando pedalamos, as pernas são responsáveis pela maior parte do esforço e por isso é importante ajustar a bike da melhor forma para que haja a mais perfeita integração do ciclista com sua bicicleta.

Seja para uma pessoa fazer um passeio no parque ou para um profissional participar de uma competição, não basta somente comprar a bike com o tamanho de quadro ideal. Veja abaixo porque falamos isso:


Mas por que colocar o selim na posição ideal é importante?



O selim na medida correta vai garantir um pedal mais confortável e eficiente, evitar desconfortos, dores e lesões. A sobrecarga sobre o joelho diminui, tendo assim um aproveitamento maior da pedalada, principalmente durante as subidas.

A altura certa melhora também a performance, pois nossa amplitude do movimento aumenta, transmitindo assim mais força e potência no pedalar. Desta forma será gasto menos energia, possibilitando uma melhora na resistência do atleta.


Complicações ao utilizar o selim na altura errada:



Selim baixo:
  • Movimento das pernas fica encurtado, reduzindo a potência sobre o pedal.
  • Sobrecarrega os ligamentos, músculos e tendões.
  • Flexão exagerada do quadril, ocasionando dores na lombar e no quadril.
Selim alto:
  • Movimento das pernas fica amplo, causando dores nos músculos posteriores da coxa, joelho e lombar.
  • Sobrecarrega o trabalho do tornozelo, aumentando as chances de lesões.



O ajuste da altura do selim é um dos mais simples para fazer na bike e que mais pode trazer benefícios para o seu pedal.


Quais os passos necessários para regular a altura do selim? Levantar ou abaixar o banco da bicicleta?



Vamos agora entender como colocar o banco da bicicleta na altura correta para cada ciclista.


Altura correta do selim



Existem hoje diversos métodos para chegar à medida certa do selim. Vamos explicar duas formas que você pode fazer sozinho em casa. Obs.: Podem haver algumas variações na altura, já que estes métodos não vão levar em conta todos os aspectos técnicos e físicos de cada ciclista.

Uma forma prática e muito utilizada é através da extensão do joelho.



Com a bicicleta parada e reta em um lugar plano, sobre um rolo de treino, suporte de chão, ou encostada na parede. Suba na bike e sente no selim, de preferência com o calçado que usa para pedalar.

Apoie os calcanhares nos pedais com um dos pedivelas virado para baixo, sua perna deve ficar totalmente reta (como na imagem ao lado). Para chegar nesse resultado você pode pedalar para trás e aos poucos subir a altura do selim até encontrar o ponto ideal. Enquanto pedala seu quadril não pode se mover para baixo, pois desta forma pode acabar alterando a medida. Tome cuidado para não deixar o selim alto demais.

Depois de ajustar a altura do selim, pedale para trás com a posição do pé normal (parte da sola do pé sobre os pedais), quando o pedivela estiver no seu ponto mais baixo, seus joelhos devem ficar levemente flexionados (como na imagem ao lado). Os joelhos devem estar com curvatura de aproximadamente 25 a 30 graus, não podem ficar totalmente estendidos em nenhum momento.

A outra forma de encontrar a medida ideal do selim é baseado pela altura do cavalo (comprimento das pernas do ciclista) menos 10 cm. Esse método costuma ser mais confiável e preciso.


A medida da altura do cavalo começa nos pés e vai até o final das pernas do ciclista, onde fica encostado o selim. É indicado medir usando o calçado que utiliza para pedalar e pedir para alguem te ajudar a medir. Caso esteja sozinho, o mais fácil é fazer uma marcação de lápis na parede, do ponto mais alto entre as suas pernas e depois medir do chão ao ponto marcado.

O tamanho da altura do cavalo em centímetros deve ser subtraído por 10 cm. Por exemplo, caso a altura do cavalo seja de 77 cm menos 10 cm, o resultado é 67 cm. Esse resultado é altura ideal para o selim, que deve ser ajustado pelo comprimento entre o eixo de movimento central (onde fica o pedivela) até o topo do selim (como na imagem ao lado).


Pronto, agora você já sabe como ajustar a altura do selim.


Dicas

  • Depois de encontrar a altura ideal, pedale por algum tempo para conferir se está confortável.
  • Você pode subir ou descer o selim poucos milímetros até encontrar uma posição que fique mais agradável.
  • Quando estiver seguro que encontrou a altura certa, faça uma pequena marcação no canote, no caso de precisar voltar ao ajuste já encontrado.
  • Pode ocorrer da altura do selim acabar baixando alguns milímetros com o passar do tempo, por isso é importante lembrar de conferir a altura pela marcação feita no canote de tempo em tempo.



Esse ajuste de altura vai deixar você mais distante do solo, não sendo possível encostar os pés no chão enquanto estiver sentado no selim. Quando for necessário se apoiar no chão você tem que descer do selim se posicionando para frente próximo ao quadro. Ciclistas que não tem esse hábito podem sentir um pouco de dificuldade até se acostumar, mas essa é a posição mais recomendada pelos especialistas.

No caso das crianças, colocar o selim na altura correta logo de início pode dar a sensação de insegurança, por não conseguirem alcançar os pés no chão com facilidade. O indicado nesse caso é ajustar a altura do selim gradativamente e se possível sem que elas vejam.

Existem diversos fatores para regular a bike conforme as necessidades do ciclista, como o tamanho do quadro e outros que abordaremos em novos posts. Ciclistas que desejam um ajuste mais preciso e completo devem procurar um profissional para realizar um Bike Fit.

Fazer esses ajustes vai tornar seu pedal mais confortável e saudável, evitando dores e o risco de lesões. O posicionamento correto do selim também vai ajudar no seu desempenho e aumentar a sua resistência.

Agora com a altura do selim correta já pode sair pedalar e se precisar de algum equipamento, peça ou acessório, você encontra no site da Astrotek Sports. Caso ainda tenha alguma dúvida deixe um comentário ou entre em contato.



Nenhum comentário