Header Ads

Manual de Instalação Suporte de Bicicleta de Porta Malas

INSTRUÇÕES DE COMO COLOCAR O

SUPORTE DE BICICLETA DE PORTA MALAS


Manual para instalação do transbike de porta malas com pino ou com catraca, outros modelos para porta malas podem seguir a mesma sequência de instalação, tendo apenas algumas variações.


ATENÇÃO
Sempre verificar antes de colocar o suporte de bicicleta no carro se as partes de borrachas e cintas do transbike para engate não estão danificadas.


COMO PREPARAR O TRANSBIKE



Para escolher o melhor lugar para a instalação, o suporte de bicicleta deve ser centralizado no porta-malas do veículo e na parte mais resistente da lataria. Após escolhido o lugar, marque onde vai ficar encostado os apoios do transbike na lataria do veículo.

Limpe bem as partes onde será encostado o suporte na lataria, com um pano limpo e seco, para não correr o risco de riscar o carro. Se preciso coloque uma flanela entre apoio e lataria.




COMO INSTALAR O TRANSBIKE DE PORTA MALAS COM PINO

  1. Puxe o pino para o lado e segurando nesta posição abra o transbike. Após aberto, solte o pino até que escute o “click”, que significa que o suporte está travado.
  2. Encoste o transbike no local de posição final e deixe os braços na posição reta ou levemente levantada, ajustando através do pino de regulagem.
  3. Encaixe primeiramente os ganchos das cintas superiores no vão superior do porta malas, regule e deixe as cintas firmes e esticadas.
  4. Após ter colocado os ganchos das cintas superiores, coloque as cintas inferiores e ajuste, deixando bem esticadas. Sempre deixe as cintas inferiores nas extremidades do transbike. Nos modelos de transbike com 6 fitas, utilize as cintas restantes colocar nas laterais do porta malas do veículo.
  5. Faça um laço na ponta das cintas para a sobra não ricochetear na lataria do veículo.



COMO INSTALAR O TRANSBIKE DE PORTA MALAS COM CATRACA

  1. Solte as duas catracas laterais até abrir um vão entre elas.
  2. Encoste o transbike no local de posição final e deixe os braços na posição reta ou levemente levantada.
  3. Aperte as catracas laterais na posição final e tenha certeza que elas estão bem apertadas.
  4. Encaixe primeiramente os ganchos das cintas superiores no vão superior do porta malas, regule e deixe as cintas firmes e esticadas.
  5. Após ter colocado os ganchos das cintas superiores, coloque as cintas inferiores e ajuste, deixando bem esticadas, sempre deixe as cintas inferiores nas extremidades do transbike. Nos modelos de transbike com 6 fitas, utilize as cintas restantes colocar nas laterais do porta malas do veículo.
  6. Faça um laço na ponta das cintas para a sobra não ricochetear na lataria do veículo.



COMO COLOCAR AS BICICLETAS NO SUPORTE DE PORTA MALAS

  1. Verifique a melhor posição para colocar a bike, se possível de maneira que não obstrua a placa e as lanternas traseiras.
  2. Coloque as bicicletas nas abraçadeiras de borracha e feche-as, deixando firme.
  3. Posicione o pedal de maneira que não encoste na lataria do carro, de preferência para cima em relação a coroa da bike, ou utilize protetor de pedal.
  4. Abraçadeiras de borracha só servem para prender a parte superior do quadro, a parte inferior da bike deve ser presa com um extensor ou corda evitando que a bicicleta encoste no carro.
  5. Após todas as etapas verifique se o suporte de bike está na posição inicial, com o peso das bicicletas, as cintas tendem a esticar, fazendo com que o transbike saia do ponto inicial, caso isto aconteça, ajuste as cintas novamente.


IMPORTANTE
  • Alterações da forma original do transbike de engate ou não seguimentos das normas de utilização e instalação do produto podem acarretar danos ao veículo, à terceiros ou as bicicletas.
  • O posicionamento do suporte de porta malas pode variar de acordo com o modelo do veículo.
  • Em carros modelo hatch, a parte superior do transbike de porta malas deve ficar em contato com o vidro traseiro e a parte inferior em contato com a lataria. Em carros sedan, o suporte deve ficar com a parte superior e inferior em contato com a lataria.
  • Carga máxima: 30kg para modelos de transbike de 2 bicicletas ou 40kg para modelos de 3 bicicletas.



CUIDADOS ESPECIAIS
  • A cada 40 km percorridos, verifique se as cintas estão firmes e as abraçadeiras de borrachas estão certas, principalmente em estradas e terrenos acidentados.
  • Não passar em alta velocidade em lombadas e buracos, pois pode forçar a lataria do veículo.
  • Tome muito cuidado na hora de estacionar ou manobrar o veículo, lembrando de ter mais atenção com o suporte de bicicleta.
  • Sempre manter o transbike limpo, seco e conservado. Passar desengripante nas articulações dos manípulos, pinos e parafusos.


CONFIRA ABAIXO ALGUNS MODELOS DE TRANSBIKE DE PORTA MALAS E SUA POSIÇÃO CORRETA


Legislação
As resoluções 349/10 e 589/16 do Contran, que regulamentam o transporte de carga externa no veículo apresentam várias regras de como carregar a bicicleta de forma segura. Saiba mais sobre essas resoluções em nosso outro post, clicando no link abaixo:



Esperamos que as informações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas e contribuído para a instalação correta do transbike de porta malas. Caso ainda tenha alguma dúvida, fique a vontade para fazer sua pergunta nos comentários ou entre em contato.

Nenhum comentário