Header Ads

Guia fácil: Qual o tamanho de quadro de bicicleta ideal para você




Qual o tamanho de quadro de bicicleta devo comprar?



Essa é uma dúvida muito comum, causada principalmente pela grande variedade de tipos e medidas à disposição no mercado.

Para tomar a decisão correta é importante entender melhor sobre essas medidas, por isso separamos neste guia algumas dicas para te ajudar a encontrar qual o tamanho de quadro de bicicleta ideal para você.


Por que o tamanho do quadro é tão importante?



Imagine correr alguns quilômetros com um tênis apertado ou muito grande, com certeza essa atividade vai ser desconfortável, dolorosa e possivelmente irá diminuir seu rendimento. O mesmo acontece quando usamos uma bicicleta com o tamanho errado.

Já se a bike estiver na medida certa para você, o pedal vai ser mais agradável, saudável e com melhor desempenho. Por isso é importante utilizar os equipamentos certos, e o quadro é uma das peças mais importantes de todo o conjunto.


Primeiro vamos entender melhor sobre as medidas dos quadros.


O seat tube é o tubo vertical onde fica o selim e o top tube é a medida do tubo horizontal.

A mais utilizada para chegar ao tamanho de quadro ideal é a medida do seat tube, por isso vamos usar ela como base para esse guia.

O tamanho do quadro geralmente está marcada no tubo vertical, caso não esteja, é bem simples de saber.

As mountain bikes são medidas em polegadas, pelo comprimento entre o eixo de movimento central (onde fica o pedivela) até o topo do tubo vertical (onde fica o selim) e suas medidas costumam ser de 15” a 23”.

As bicicletas de estrada ou speeds são medidas em centímetros, pelo comprimento entre o eixo de movimento central (onde fica o pedivela) até o ponto de intersecção entre o tubo vertical e horizontal, ou até o topo do tubo vertical, dependendo da marca. Suas medidas costumam ser de 46cm a 65cm.

Algumas marcas utilizam as medidas em letras, como S (P), M, L (G) e XL (XG). Este tipo de marcação é mais comum em mountain bikes, mas também pode ser encontrado em speeds.


Mas como saber qual o tamanho de quadro ideal para mim? Depende da minha altura?


Sim, o tamanho correto vai depender de alguns aspectos físicos, e este guia separamos duas formas de encontrar a medida certa, pela altura do ciclista ou pelo tamanho do cavalo (comprimento das pernas).

Encontrar o tamanho certo baseado pela sua altura é bem simples, basta seguir as medidas indicadas na tabela abaixo. Entretanto pode ter alguma variação, pois duas pessoas podem ter a mesma altura mas ter o comprimento das pernas diferentes.


Qual o quadro de bicicleta ideal para minha altura?



Tabela tamanho de quadro de bicicleta x altura feminina



Tabela tamanho de quadro de bicicleta x altura masculina



Outro método é baseado pela altura do cavalo - comprimento das pernas do ciclista.




Como medir a altura do cavalo

A medida do cavalo começa nos pés e vai até o final das pernas, onde fica encostado o selim. O ideal é pedir para alguem te ajudar a medir, mas caso esteja sozinho o mais fácil é fazer uma marcação de lápis na parede do ponto mais alto entre as suas pernas, e depois medir do chão ao ponto marcado.


Como calcular a altura do cavalo

O engenheiro Wilfried Huggi desenvolveu uma fórmula para obter o tamanho do quadro das bicicletas de estrada. O cálculo consiste em multiplicar o comprimento das pernas por 0,65, o resultado vai ser em centímetros. Exemplo:


Comprimento de pernas X Valor = Tamanho do quadro
79 cm X 0,65 = 51,35 cm


O resultado vai ser um número aproximado do tamanho do quadro. Nesse exemplo o tamanho indicado é 51 cm.

Em 1992 foi publicado na revista Mountain Bike Action dos EUA, uma regra para obter o tamanho de quadro para MTB. O comprimento das pernas deve ser transformado em polegadas e depois subtrair 14. O resultado é o tamanho do quadro em polegadas. Exemplo:


Comprimento de pernas / polegada - 14 = Tamanho do quadro
79 cm / 2,54 = 31,10 - 14 = 17,10


O resultado vai ser um número aproximado do tamanho do quadro. Nesse exemplo o tamanho indicado é 17”.

A escolha do tamanho também pode ser ajustada conforme o tipo de pedalada. Para um pedal mais confortável e estável arredonde para um número maior. Para uma bike mais ágil e agressiva escolha um número menor.


Bike Fit

A forma mais precisa - porém menos utilizada - para a identificação do tamanho não somente do quadro mas também de cada peça da bike é a contratação de um fitter, para a realização de um bike fit. É realizada uma avaliação do ciclista e ajustes na bicicleta, para que ela fique sob medida para o atleta.

Após encontrar o tamanho ideal de quadro, o próximo passo é regular o banco da bicicleta, saiba como ajustar a altura do selim nesse guia.

Agora com o tamanho certo, você pode ficar mais seguro para escolher seu quadro. No site da Astrotek Sports você encontra uma grande variedade de modelos e marcas de quadros de bicicletas, como Soul, Venzo e Mosso. Caso ainda tenha alguma dúvida deixe um comentário ou entre em contato.




Referências:

Nenhum comentário