Header Ads

Balance bike: conheça a nova bicicleta infantil sem pedal


Você já conhece a bicicleta de equilíbrio?



A bicicleta de equilíbrio ou Balance bike surgiu para inovar o mercado de bicicletas infantis. Durante muito tempo este produto foi apenas adaptado para a criançada, porém a poucos anos os fabricantes têm dado maior atenção a este público. As pré-bike ou first bike como também são conhecidas foram criadas especialmente para um melhor desenvolvimento das crianças.

Essa evolução é uma bicicleta sem pedal, corrente ou rodinhas laterais, bem mais simples, onde a criança usa apenas os pés para se impulsionar. À primeira vista não parece uma grande mudança, mas pensando que elas são voltadas para as crianças de 18 meses a 5 anos quanto mais simples e divertido, melhor.


Sim é isso mesmo, uma bicicleta sem pedal!




Popular na Europa e Estados Unidos, a balance bike é tendência e chegou a poucos anos no Brasil. Sua principal função, além claro da diversão, é ensinar a criança a andar de bicicleta priorizando o desenvolvimento do equilíbrio, fazendo o preparo necessário para quando ela for mudar para uma bike maior e com pedal.

Seu quadro é mais baixo, possibilitando apoiar os pés no chão de forma fácil. Como se estivesse andando, a criança vai dando os passos sentada na bike, se impulsionando no seu ritmo e podendo encostar os pés no solo todo o momento que sentir necessidade. Conforme for se sentindo mais confiante, ela vai decidir se deixa os pés soltos para aproveitar os embalos ou não. É importante que essa segurança seja de forma natural e independente.



Existem muitas dúvidas sobre qual a idade ideal para aprender a andar de bicicleta, isso vai depender muito do tamanho do pequeno ciclista e não somente com quantos anos ele está. O indicado é que para a criança começar a andar de bicicleta sem pedal infantil ela consiga subir na bike e manter os dois pés apoiados no chão.

A marca neozelandesa de bicicleta de madeira infantil Runna Bike é um dos modelos mais conhecidos, por ter um design lúdico e utilizar um material diferente das convencionais. Já a bicicleta sem pedal Strider Bikes lembra as tradicionais e são fabricadas em aço ultra leve.

             


Essas marcas afirmam que existem várias vantagens neste modelo de bicicleta, como:


  • São super leves e mais fáceis de controlar;
  • São indicadas para crianças a partir de 18 meses;
  • Desenvolvem o equilíbrio, coordenação motora e auto-confiança;
  • Proporcionam uma transição suave, natural e segura para uma bicicleta de pedal.



Lembrando que para uma prática segura e tranquila, é importante sempre utilizar equipamentos de segurança, como capacete infantil, protetores de cotovelos e joelhos.



Ficou interessado nas balance bike?


Aproveite para conferir os modelos disponíveis no site da Astrotek Sports.



Nenhum comentário