Header Ads

Manual de Instalação Suporte de Bicicleta para Teto tipo calha

INSTRUÇÕES DE COMO COLOCAR O

SUPORTE DE BICICLETA PARA TETO TIPO CALHA



Manual para instalação do transbike de teto para carro tipo calha, outros modelos para teto de carro podem seguir a mesma sequência de instalação, tendo apenas algumas variações.

PRÉ MONTAGEM TRANSBIKE DE TETO TIPO CALHA


Posicione as extremidades da segunda parte da calha, por baixo da extremidade da primeira calha, fixe as peças com os parafusos (parafuso tipo 2), arruelas e portas - sem apertar, de acordo com a ilustração abaixo.



AJUSTES DO SUPORTE CALHA

Baixe o braço de sustentação do seu transbike de teto e posicione a bicicleta sobre a calha, de forma que a roda dianteira fique na altura da placa de ancoragem. Levante o braço de sustentação do seu suporte calha e abra o munhão de fixação, até alojá-lo no tubo diagonal do quadro da bicicleta.



Importante: Caso seja necessário desloque a bicicleta para frente e para trás até obter posição possível de encaixe do munhão (imagem 1). Aperte o munhão através dos manípulos de forma que fique “bem encaixado”.



Uma vez efetuados os procedimentos acima, verifique:
  1. Se a roda dianteira da bicicleta, está situada em cima das ranhuras onde serão colocadas as cintas (imagem 2).
  2. Se a roda traseira da bicicleta está situada em cima das ranhuras traseiras onde serão colocadas as cintas. Caso isso não ocorra: deverá soltar os parafusos que prendem as calhas (parafuso tipo 2), e deslocar a calha traseira para frente e para trás - até obter a posição mais favorável.
  3. Feitos os ajustes a cima, seu suporte de bicicleta estará configurado para sua bike. Remova a bicicleta e aperte firmemente todos os parafusos (parafuso tipo 2). Seu transbike de teto está preparado para ser instalado no rack de seu carro.

COMO INSTALAR O SUPORTE DE BICICLETA NO RACK DO CARRO

  1. Coloque o seu transbike de teto montado sobre as longarinas do rack de seu carro, de forma que a placa de ancoragem fique situada sobre a longarina dianteira.
  2. Coloque as braçadeiras Inferiores (2 peças), sob a longarina dianteira e a placa de ancoragem e fixe-as com os 4 parafusos (parafuso tipo 1), arruelas e porcas. A seu critério ou em função do espaço entre o Rack e o teto do carro, estes parafusos poderão ser colocados de cima para baixo ou vice e versa (imagem pré montagem).
  3. Coloque a outra braçadeira inferior (1 peça), sob a longarina traseira e a calha, e fixe-as com os parafusos (parafuso tipo 3), arruelas e porca.


Atenção: Verifique se ao abrir o porta malas do veículo (especialmente carro hatch), a tampa do mesmo não irá bater no transbike de teto.


Uma vez constatado que a posição do seu suporte de bike está adequada, aperte firmemente todos os parafusos. Pronto, seu transbike está preparado para receber a bicicleta.


COMO COLOCAR A BICICLETA NO TRANSBIKE TETO



Passe as cintas que irão prender as rodas, pelas ranhuras das calhas (imagem 2). Coloque a bicicleta sobre a calha do seu transbike, baixe o braço de sustentação do seu transbike de teto e posicione a bicicleta sobre a calha, de forma que a roda dianteira fique na altura da placa de ancoragem. Levante o braço de sustentação do seu suporte, abra o munhão de sustentação, até alojá-lo no tubo diagonal do quadro da bicicleta.


Importante: Caso seja necessário, desloque a bicicleta para frente ou para trás até obter a melhor posição possível de encaixe do munhão. Aperte o munhão firmemente através dos manípulos, de forma que fique “bem encaixado”. Passe as cintas em volta das rodas e aperte-as firmemente como ilustrado na foto.


Racks com secção transversal superior a 35mm de altura, deverão ser substituídos os parafusos tipo 1 e tipo 3, por parafusos mais longos.


IMPORTANTE
Este produto foi desenvolvido, para ser instalado em travessas de rack (com secção de até 35x100mm) e transportar com total segurança no teto do seu veículo uma bicicleta com quadro convencional (exemplo MTB) de aros: 20, 24, 26 ou 29, com peso inferior a 18 kg.


Quando o seu transbike não estiver transportando a bicicleta, as cintas deverão ser utilizadas para prender o munhão de fixação junto à calha. Este procedimento, dará mais segurança e estabilidade ao conjunto.

Quando utilizado pela a primeira vez, inspecionar a tensão das cintas de fixação, que prendem as rodas da bicicleta a calha nos 50 km iniciais, pois por serem novas, poderão afrouxar devido à acomodação natural da trama.


Caso seu trajeto seja efetuado em estradas com pavimento irregular, recomendamos dar um laço com um ou dois nós complementares na parte sobrante das cintas, para evitar que as trepidações afrouxem as mesmas.


Legislação
As resoluções 349/10 e 589/16 do Contran, que regulamentam o transporte de carga externa no veículo apresentam várias regras de como carregar a bicicleta de forma segura. Saiba mais sobre essas resoluções em nosso outro post, clicando no link abaixo:

Esperamos que as informações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas e contribuído para a instalação correta do transbike de teto. Caso ainda tenha alguma dúvida, fique a vontade para fazer sua pergunta nos comentários ou entre em contato.




Nenhum comentário