Header Ads

Descubra qual o melhor suporte de bicicleta para o seu carro


Não importa para onde você vai levar a sua bike, competição, viagem, trilha, passeio, praia ou parque, você vai precisar de um suporte para carregá-la com segurança. O transporte de bicicletas é permitido pela resolução 349/10 do Contran, a fixação na traseira externa ou teto deve ser com dispositivo apropriado.
A variedade de transbikes disponíveis no mercado é grande, com modelos para instalação em porta malas, engates, estepes, teto ou na caçamba do carro. As opções de marcas também são muitas, como a Eqmax, Metal Lini, Altmayer, True e Peixinho, além das importadas como a italiana Kiussi e a sueca Thule.

Para saber qual o modelo mais adequado para você, algumas questões devem ser levadas em consideração:

  • Modelo do carro que o transbike vai ser instalado;
  • Quantidade de bicicletas a serem transportadas;
  • Praticidade de instalação e usabilidade do suporte;
  • Valor a ser investido no equipamento.

O modelo ideal vai depender de alguns fatores, por isso vamos falar sobre cada tipo.





Suporte para Porta malas


O suporte de porta malas é o mais utilizado, por se adaptar a uma maior variedade de automóveis, podendo ser em carros hatch ou sedan. Alguns exemplos: Celta, Gol, Fox, Palio, Clio, Uno, Hb20, Fiesta, Corolla, Voyage, Versa, Cobalt, Prisma, Civic entre outros.
Não é apropriado o uso deste tipo de suporte se o veículo tiver aerofólio ou enfeite metálico na borda inferior do porta-malas.
Este tipo de transbike se apoia no porta malas por duas bases, com espumas ou borrachas de proteção. Além das bases geralmente acompanham de 4 a 6 fitas com ganchos para ajudar na estabilização.
É importante que a instalação seja bem executada para que não ocorra o risco de danificar a lataria do veículo. Durante o período que o transbike estiver preso ao carro a abertura do porta malas fica obstruída.


Suporte para Engate


Este suporte é fixado diretamente na bola do engate, podendo ser utilizado em qualquer veículo que possua o engate tipo bola tamanho 50mm. Carros com estepe na tampa traseira devem utilizar transbikes específicos, como o modelo da Altmayer Al-55.
A instalação é prática e rápida, mas em alguns casos pode impedir a abertura do porta- malas enquanto o suporte estiver preso ao veículo. Vários modelos podem ser dobrados, o que facilita para serem guardados e ocuparem menos espaço.


Suporte para Estepe


Este tipo de transbike é preso no estepe traseiro do veículo, podendo assim ser utilizado em qualquer carro que tenha seu estepe na parte externa. Alguns exemplos: Ecosport, Crossfox, Troller, Defender, Grand Vitara, AirCross, TR4, Jimmy entre outros. Existem modelos de suporte para veículos com estepe fixado no centro e outros nos cantos da traseira.
A instalação é prática e rápida, e geralmente permite a abertura do porta- malas enquanto o suporte estiver preso ao veículo. Vários modelos podem ser dobrados, o que facilita para serem guardados e ocuparem menos espaço.

Outras características dos modelos

Porta malas, Engate e Estepe:

  • Dependendo do modelo suportam de uma a três bicicletas e podem levar bike aro 29;
  • Os suportes acompanham borrachas de proteção, apoios ou alças para acomodar as bicicletas;
  • Quase todas as bicicletas podem ser transportadas sem desmontar. Alguns modelos de bike excedem o limite de largura do automóvel, sendo necessário a retirada da roda dianteira;
  • O transbike ou as bicicletas podem encobrir a sinalização traseira ou a placa, parcial ou total, o que torna obrigatório o uso de régua de sinalização e segunda placa traseira, segundo resolução 589/16.



Suporte para Teto


Este transbike é preso no rack / travessa do teto, podendo ser utilizado em qualquer veículo. Existe também a opção de modelos de rack com sistema de ventosa.
A bicicleta é acomodada no transbike calha pelos pneus/rodas e por um um “braço” utilizado para prender no quadro da bike. Existe ainda um modelo de suporte em que a bicicleta é presa pelo garfo, sendo necessário a retirada da roda dianteira.
Cada suporte pode carregar uma bicicleta e a capacidade máxima pode variar de 3 a 4 bikes no teto do veículo, dependendo do modelo. Segundo a resolução 349/10 do Contran, não há limite de altura para transporte de bicicletas sobre o teto do veículo, sendo esta uma exceção ao parágrafo 2º do artigo 5°.

Outras características do Suporte de teto:

  • Pratico para manusear e guardar;
  • Não é necessário desmontar;
  • Alguns modelos podem levar bike aro 29;
  • Não impede a abertura do porta- malas;
  • Deve ter mais cuidado quando for entrar em lugares com altura baixa;
  • Não encobre a sinalização traseira ou a placa do veículo;
  • Carros altos podem dificultar o manuseio das bikes em cima do teto.



Suporte para Caçamba


Transbike em formato de travessa que é fixado nas laterais da carroceria do veículo. As bicicletas são presas a esta travessa pelo garfo e com o pneu traseiro apoiado na caçamba, sendo necessário a retirada da roda dianteira. Este suporte protege as bicicletas de serem danificadas ou riscadas na caçamba no veículo.

Outras características do Transbike de caçamba:

  • Pratico para manusear e guardar;
  • Instalação fácil e rápida;
  • Não é necessário desmontar;
  • Cada unidade suporta até 2 bicicletas;
  • Alguns modelos podem levar bike aro 29;
  • Não encobre a sinalização traseira ou a placa do veículo.



Legislação

As resoluções 349/10 e 589/16 do Contran, que regulamentam o transporte de carga externa no veículo apresentam várias regras de como carregar a bicicleta de forma segura. Saiba mais sobre essas resolução em nosso outro post, clicando no link abaixo:


Independente da marca ou modelo, é importante muita atenção na hora da instalação do transbike, assegurando que o suporte está fixado da forma correta e firme, evitando danos do veículo ou das bicicletas. Caso tenha alguma dúvida sobre a instalação do transbike, clique no link abaixo:


Esperamos que as informações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas e contribuído para a decisão e escolha do transbike que melhor se adapta à sua necessidade. Caso ainda tenha alguma dúvida, fique a vontade para fazer sua pergunta nos comentários ou entre em contato.

Nenhum comentário